sábado, 27 de fevereiro de 2010

Um mês de Erasmus... em Madrid

Estou numa espécie de residencial de estudantes. Já lá vai um mês desde que adoptei este quarto como nova casa. Um mês de Erasmus en Madrid =) É impressionante como numa mesma cidade se trava conhecimento com gente de todos os cantos do mundo. A começar pela turma do curso de Espanhol que conseguiu com 12 alunos e 2 professores juntar 7 nacionalidades distintas num grupo fantástico de gente simpática e afável. Foi uma das melhores iniciativas juntarmo-nos num jantar com ementas de todos os 7 cantos... Portugal, Suécia, Holanda, Bulgária, França, Itália e claro, não faltou a sangria espanhola. Estou convencidíssima que o sotaque que tenho ganho quando falo espanhol é tudo menos madrileno.

Já me habituei a almoçar às 15h, jantar às 21.30, esperar que todos terminem antes de me levantar e até a pôr o iogurte virado ao contrário no tabuleiro... (ainda não percebi o propósito de tal hábito, mas cumpro). Habituei-me a abusar dos fritos, ao cheiro a pão com azeite e churros logo pela manhã, ao barulho até às tantas da matina, a chamar "tio" e "tia" a tudo o que é gente e a fazer um balanço de 30 repetições das expressões "vale" e "hombre" por dia. Aprendi que, aqui, os palavrões são expressões gramaticalmente correctas como introdução ou remate de (quase) todas as frases. Quanto à faculdade, terminei ontem a primeira semana de clínica. Juro não voltar a questionar ou protestar contra a assépsia da minha querida faculdade em Lisboa...

E para rematar este primeiro desabafo, no que respeita ao aperfeiçoamento do meu Espanhol, aprendi que até agora, de todas as vezes que se proporcionou dizer "folha" (que julgava precisar só de um ligeiro empurrãozinho de sotaque para igualar a expressão correcta) andei a dizer "queca" (expressão exacta: folla) e que afinal "folha" se diz "hoja". Malvada ignorância ou, como aqui prontamente me diriam... Joder!
Curso de Espanhol: foto de turma (ou parte dela)

2 comentários:

inês disse...

fazes cá falta! *

Patrícia disse...

so li agora..

espero que esteja tudo bem! secalhar terminou agora esse mesito mas pronto..

Felicidades :)*

ps.: Joder e Por qué no te callas? são expressoes habituais =P